sexta-feira, 17 de setembro de 2010


Salada de luz com fotografia
100 COISAS QUE APRENDI DESDE QUE COMECEI A FOTOGRAFAR por Franz Tagore

1.Aprendi que a luz e o fotógrafo são parceiros;
2.Que a luz vinda do lado deixa retratos mais interessantes;
3.E que retratos em preto e branco são distintos;
4.Que fotografia em preto e branco não pode ser somente em vermelho e azul;
5.Que linhas verticais ao fundo de retratos é uma boa composição;
6.E que retratos podem ser apenas metade do rosto fotografado;
7.Que olhos bem abertos e fixos num ponto dão poesia à figura;
8.Que roupas tanto encobrem como mostram a beleza de um corpo;
9.Que o feio ora é feio mesmo, mas que ora é belo;
10.Que para uma boa foto há vários pontos de vista;
11.E que o melhor anglo nunca é o primeiro;
12.Aprendi que pássaros não são pedras paradas;
13.E que nem todo animal é fotogênico;
14.Mas, que as cabras, por exemplo, sabem pousar para “Book”;
15.Que paredes antigas são acortinadas naturais para os modelos;
16.Que modelos inteligentes e simpáticos ajudam em 50% na qualidade e beleza da obra;
17.Que o azul, o amarelo e o vermelho são as tonalidades que devemos encontrar para fotos em cores;
18.Que flores podem ser bonitas fotografadas em preto e branco;
19.E que fotografar flores também é muito importante para início de carreira;
20.Que a fotografia transforma a vida tanto do fotógrafo quanto do fotografado;
21.Aprendi que a melhor fotografia está no maior tempo de espera, e que sempre está pronta quando nós não estamos;
22.Que posso ganhar dinheiro fotografando e muito mais vendendo as minhas fotos;
23.Que posso fazer uma foto de 360 graus com ajuda da "gimp";
24.Que numa viagem pode-se juntar o lazer aos negócios;
25.Que um fotógrafo tem de saber um pouco de inglês, e no mínimo conhecer bem a língua materna;
26.Melhorei o meu português em 100%, e com ele faço o rodapé das minhas imagens;
27.Aprendi a usar alguns programas de edição de fotografia, mas não uso se não for preciso;
28.No “Flickr” fiz muitos amigos virtuais e bons amigos pessoais;
29.No “Olhares” só postei as primores;
30.Fiz minhas primeiras imagens com uma LDRS sem consultar nenhum manual;
31.Aprendi que antes de ter uma Nikon D60 é preciso possuir uma Kodak compacta(ou outra compacta);
32.Que uma boa objetiva no momento certo faz a diferença;
33.Que a qualidade de minhas imagens depende muito de mim mesmo;
34.Aprendi a viajar sem sair de casa folheando os livros de fotografia;
35.Conheci mulheres costurando pedaços de luz, e remendando o céu azul com retalhos em cores;
36.Que poeira e equipamento devem ficar longe um do outro;
37.Que todo fotógrafo é poeta, mas que nem todo poeta é fotógrafo;
38.Aprendi que “e-books” são os livros dos novos tempos, mas que a forma de publicação tradicional é a mais satisfatória;
39.Aprendi que o foco no lugar certo é como atingir o ponto “G” do sexo feminino;
40.Que fotografia é ferramenta de transformação social;
41.Que jovens transformam-se através da fotografia;
42.Que fotografar é ver o mundo com outros olhos;
43.Também sei que fotografia é luxo, mas já vi muitas fotos boas no lixo;
44.E que fotografar com filmes é só para quem pode mesmo, por isso não faço;
45.Que entre a analogia das analógicas e das digitais eu prefiro as das digitais;
46.Que respeito é bom e todo fotógrafo gosta;
47.Aprendi que fazer fotografia acima de 4000 metros de altitude faz bem para o coração, com exceção dos cardíacos, asmáticos, entre outros;
48. Aprendi a pescar reflexos n’água, e nadar nas nuvens de verão;
49.Que as texturas de cestos, de cerâmicas, de tijolos, de árvores são molduras para faces de modelos femininos;
50.Aprendi que dias de chuva são bons para fotografia: em interior de museus, de óperas, de galerias...;
51.Que dias de sol tanto faz bem para o humor das pessoas quanto para o das obras;
52.Que música e fotografia casam bem, principalmente num vernissage;
53.Que um bom fotógrafo não ficar o tempo todo dentro de casa;
54.Que não há hora certa para uma boa foto, as boas fotos estão nas horas impróprias;
55.Que cartões postais pode ser um bom começo para comercializar fotografias;
56.Que todo fotógrafo deve enviar cartões postais para seus colegas;
57.Que mulheres e homens podem namorar em olhares enquanto trabalham fotografando, e depois com beijos na boca enquanto descansam;
58.Que o sorriso de uma criança é branco indispensável numa P&B;
59.Que fotos em preto e branco vendem mais, principalmente na Europa;
60.Que Pierre Verger foi fotógrafo dum Afro Brasil e que Sebastião Salgado é denunciador das injustiças sociais;
61.Que fotos de futebol nos campos de pelada são mais alegres que nos grandes estádios gramados;
62.Que no Rio de Janeiro não só existe somente praia e carnaval;
63.Que feiras e mercados lembram ruas da Índia;
64.Que boa parte da globalização fotográfica é feita no Flickr;
65.Que fotógrafo não é nem capitalista nem socialista, é artista;
66.Aprendi que para aprender e preciso andar e conversar com quem sabe;
67.Que quem sabe não fala muito ensina fazendo, e quem não sabe fala muito e mostra quase nada;
68.Que o “Dof” é importante para macros e retratos, pois;
69.Que a correia da câmera foi feita para ser pendurar no pescoço;
70.Que o manual deve ser lido muitas vezes, e praticado;
71.Que o filtro não é tão caro e protege bem uma objetiva;
72.Aprendi que as pessoas ficam escoradas nas janelas esperando um fotógrafo passar;
73.Que nu artístico pode dar início a uma “amizade”, ou não;
74.Entendi que um HD externo precisa de sérios cuidados depois que perdi mais de 8.000 mil fotografias de 6 países;
75.Que fotos noturnas sem tripé são expressionismos ou abstratos;
76.Que 20 de abertura e 1600 de iso em “S” são boa combinação para fotografar exteriores sem Flesch;
77.Que um bom Flesch faz uma boa imagem noturna;
78.Que deslocar a mochila de equipamentos requer cuidados semelhantes à de carregar uma granada;
79.Aprendi que dois cartões de 4 GB são melhores que um de 8 GB;
80.Que um bom computador ajuda na peleja dum fotógrafo;
81.Que de passagem todo mundo pode ser fotógrafo, mas que nem todos podem ser de fato;
82.Que jornais sem fotografia são livros em “Brail”;
83.Que a internet é a inércia dos inertes, mas que também é um veículo dos veiculadores de sonhos;
84.Que o telescópio é a objetiva de fotografar o espaço com os olhos;
85.Que observar as estrelas é entreter-se com luzes de sóis distantes;
86.Que a luz da lua só é boa para namorar mesmo;
87.Que admirar seu colega é acreditar numa convivência entre diferentes visões de mundo;
88.Aprendi que fotografar em movimento é movimentar-se parado;
89.Que o obturador fechado parcialmente faz nascer à alma dum motivo;
90.E que almas também aparecem nas fotos;
91.Que o por do sol fica bonito com pássaros, tanto quanto o seu nascer;
92.Que todos os fotógrafos devem conhecer o Brasil, até mesmo os brasileiros;
93.Que fazer fotografia é como fazer amor, agente tenta de muitas formas até encontrar o prazer prolongado;
94.Que a melhor fotografia é uma busca eterna, e nós vivemos menos de um século;
95.Que todos os dias depois dum “tour” receber e fazer uma massagem na companheira sempre faz bem;
96.Que nos fins de semana fotógrafos têm de andar juntos, e durante a semana no mínimo se telefonarem;
97.Que a fotografia faz agente querer mudar de nome, de cidade, de mundo e acabamos mudando de tempo;
98.Que o mundo é um pixel congelado do universo, e que nós dele nem um pixel somos;
99.Que a luz é a caneta do fotógrafo desenhar suas telas e os seus olhos são sensores de eternizar emoções;
100.Aprendi que minhas fotos são próximas dum pensamento, e que o faço a todo o tempo por amar.

Espero que gostem e construam as suas listas também!

Abraços do Tagore!

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